Planejamento Estratégico com o Balanced Scorecard

O BSC é atualmente a metodologia mais utilizada para o desenvolvimento e execução do planejamento estratégico para as organizações, sejam elas privadas, públicas ou não governamentais. Pesquisas recentes mostram que cerca de 50% das empresas da lista Fortune 1000 estão utilizando o Balanced Scorecard nos EUA, e na Europa indicam entre 40% e 45%. O BSC foi reconhecido pela revista Harvard Business Review como uma das metodologias de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. No Brasil, em 2001, o Primeiro Comitê Temático do PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade – o mais importante prêmio destinado a empresas no país, elegeu o Balanced Scorecard como uma das ferramentas de gestão para a excelência empresarial. Além disso, o BSC contribui direta e indiretamente para o alcance de aproximadamente 580 de 1000 pontos nos critérios de excelência do PNQ.

O BSC inovou ao definir que os objetivos estratégicos que irão formatar o planejamento em uma empresa não devem ser exclusivamente financeiros, mas, ao contrário, necessitam abranger outras dimensões de formulação, que o BSC denomina de Perspectivas. A partir dessa convicção, a metodologia cria quatro Perspectivas para os Objetivos Estratégicos, que são:

  • Perspectiva Financeira
  • Perspectiva de Clientes ou Mercado
  • Perspectiva de Processos Internos
  • Perspectiva de Crescimento e Aprendizado
Cada Perspectiva precisa formular seus objetivos específicos, sendo que, cada Objetivo Estratégico deve ser desdobrado em Indicadores, Metas e Iniciativas necessárias. Além disso, a metodologia cria a necessidade em estabelecer uma relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, de tal forma que a realização de um objetivo de uma determinada perspectiva impacta na concretização de outro objetivo da perspectiva acima. O fato de os objetivos estratégicos estarem organizados em diversas perspectivas cria um clima de integração e participação na empresa, tanto na fase de planejamento quanto na de execução do planejamento estratégico.
  • Curso totalmente prático e online;
  • Acesse quantas vezes quiser, durante 1 ano;
  • Acesso pelo celular ou computador, de onde quiser
  • Tira-dúvidas direto na plataforma
  • Parcelamento nos cartões de crédito
Módulo 1: Introdução ao Balanced Scorecard
Origem e características que fizeram do BSC um marco na gestão dos negócios.
Módulo 2: Definição dos Pilares de Crescimento
Estabelecer as estratégias centrais para o negócio.
Módulo 3: Definindo os Objetivos Estratégicos
Criação do planejamento estratégico com base na metodologia BSC.
Módulo 4: Desdobramento dos Objetivos e Planos de Ação
Definir projetos, indicadores e metas e seus respectivos planos de ação; execução do PE.