Curso Plataformas de Negócios

Estamos vivendo a era das rupturas, onde negócios e setores estão sendo transformados quase que completamente, e uma das principais causas destas alterações é o surgimento de um novo modelo de negócios denominado plataforma de negócios. As plataformas estão mudando a dinâmica da economia. Alguns setores foram fortemente impactados por revoluções e provavelmente não voltarão para o modo tradicional como foram concebidos. É o caso de setores como o de transporte urbano, que com a chegada do Uber, mudou drasticamente. E o setor hoteleiro, que com o advento do Airbnb, vive tempos difíceis para poder se adaptar à nova realidade. Ambos os setores foram impactados pela chegada das Plataformas, que entraram no negócio oferecendo um modelo inovador e entregando mais valor aos clientes destes serviços. Os grandes grupos empresariais destes novos tempos, como Amazon, Apple, Google, Facebook, Alibaba, Airbnb, Uber, entre outros, são plataformas. O curso trata, portanto, de apresentar o modelo de negócios da Plataforma, suas características, suas vantagens, seus diferenciais, e seus desafios.

É preciso compreender que o valor não está mais em ter o controle absoluto das interações numa cadeia linear de abastecimento, como as empresas têm feito nas últimas décadas, e sim que o poder desse novo modelo de negócios está no uso intensivo da tecnologia para conectar pessoas, organizações e recursos em um ecossistema interativo, produzindo efeitos de rede exponenciais que não podem ser igualados pelos sistemas tradicionais de produção.
  • Curso totalmente prático e online
  • Acesse quantas vezes quiser, durante 1 ano
  • Acesso pelo celular ou computador, de onde quiser
  • Tira-dúvidas direto na plataforma
  • Parcelamento nos cartões de crédito
Módulo 1: Introdução/Aspectos gerais da Plataforma
Inovações disruptivas causando grandes mudanças no cenário dos negócios.
Módulo 2: A Revolução da Plataforma
Diferenças entre os modelos de pipeline e as plataformas, novos entendimentos para o Where to Play e para How to Win.
Módulo 3: A Estratégia Mudou
A escala do lado da demanda, os efeitos de rede, o crescimento exponencial.
Módulo 4: Uma Estrutura para as Plataformas/Arquitetura
A conexão com os usuários, o valor a ser entregue, como as trocas são remuneradas.
Módulo 5: A Interação Básica
Os participantes, a unidade de valor e os filtros.
Módulo 6: Funções Essenciais/Atrair, Facilitar, Parear
Estratégias para atrair, facilitar e parear usuários.
Módulo 7: Lançamento de Plataformas
As cinco estratégias para lançamento de plataformas.
Módulo 8: Monetização
Desafios da monetização e as quatro estratégias para monetizar.